quinta-feira, 28 de agosto de 2008

ESTUDO DA QUÍMICA: essencial para o exercício da cidadania.

Muito do conforto da vida moderna se deve a utilização dos progressos proporcionados pela Química. A valorização dos avanços tecnológicos e de suas aplicações no cotidiano é essencial para o exercício da cidadania e agente do bem estar humano. Durante toda a vida escolar, o aluno vai construindo conhecimentos científicos que irão fazer parte da vida e da formação da sua personalidade. O estudo da Química é de fundamental importância, pois permite fazer uma relação entre as questões científicas, o senso comum e o dia-a-dia.
É preciso que o aluno compreenda que o termo“Química” muitas vezes é empregado de forma inadequada, ressaltando apenas os aspectos que julgam ser negativos ou como sinônimo de substância artificial perigosa à saúde. É o caso, por exemplo, das catástrofes que acontecem com produtos químicos. Parece que a culpa da catástrofe é da substância envolvida no acidente. Na realidade provavelmente o problema foi no transporte, no manuseio, na utilização, ou seja, da interferência humana. Problemas ambientais como efeito estufa, aquecimento global, destruição da camada de ozônio e diferentes formas de poluição, são na verdade um desequilíbrio provocado pelo excesso de liberação de gases ou uma atitude impensada provocada pelo homem.
Sendo assim, o estudo da Química é importante justamente para desmistificar idéias como estas. No decorrer das aulas, o aluno, aos poucos vai percebendo que a Química é essencial e necessária em tudo. Começa a dar-se conta de que tudo é constituído por substâncias químicas, moléculas, átomos...e aos poucos vai interagindo com essa nova linguagem, antes conhecida popularmente e, agora com fundamentação científica. Conhecer e reconhecer alguns conceitos de Química permite uma interpretação mais clara dos fenômenos cotidianos, possibilita ao aluno a correta tomada de decisões e, por conseqüência, uma melhor qualidade de vida.
Muitos professores utilizam textos e situações de estudo do cotidiano para fundamentar os conceitos químicos e suas aplicabilidades. Desta forma, o aluno vai relacionando os conteúdos com a realidade. Também é possível pensar a Química como um aprendizado que está impregnado de fatores sociais, econômicos, culturais, políticos, históricos e afetivos, porém, é necessário, para tanto, um conhecimento da realidade local das pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem, pois o enfoque deve despertar o interesse do aluno para a pesquisa, busca de novos conhecimentos, aprofundamento teórico para, posteriormente, colocar em prática nas diferentes oportunidades que a vida lhe oferecer.
Cabe ainda ressaltar, que o uso da Química é muito amplo. Temos acesso a medicamentos para cura e controle de muitas doenças, as lavouras são tratadas com fertilizantes e as pragas exterminadas com o uso de agrotóxicos, os alimentos são conservados por mais tempo que antigamente, os combustíveis permitem o deslocamento e o escoamento da produção, as refinarias de petróleo destilam frações que servem de matéria-prima para produção de diferentes tipos de plásticos e outros subprodutos. Essas são algumas das aplicações da química no cotidiano, porém, o uso indiscriminado de qualquer produto poderá acarretar danos ao homem e ao ambiente e, por isso, a química se torna indispensável na formação crítica e educacional de qualquer aluno. Isso permitirá uma postura e interferência frente a fatos que por ventura possam acontecer ao longo da sua vida, facilitando e promovendo o exercício da cidadania.

3 comentários:

MARIA DO CARMO disse...

Oi Marivane!
Estive dando uma visitinha no teu blog. Está bem legal. Vamos colocar uma fotinho aí, heim.
Beijos
Também espero tua visita no meu blog, certo?

Adroaldo José Dallabrida disse...

Ola Marivane!
Gostei do sua pstagem sobre a Quimica, vou alertar meus colegas de Quimica e repassa seu texto a uma aluna que esta pesquisando sobre Produtos Organicos.
Um abraço.

Professora Maria Dalva disse...

Oi, Marivane!
Gostei do teu blog,realmente faltou a tua foto.
Se vc precisar de mais dicas estou a sua disposição.Dê uma olhada no blog que faço na escola www.ponchoverde.blogspot.com
O meu blog é www.profedalva.blogspot.com nele não estou colocando muita coisa

Até dia 13
bjs