quarta-feira, 25 de março de 2009

A identidade do professor e a busca pela aprendizagem


A sociedade do conhecimento exige que cada indivíduo busque a sua formação de forma continuada. Mostra que o conhecimento vai além do que é proposto pela escola, e que cada um, deve buscar aprimorar-se ao longo de toda vida.
Neste sentido, pode-se observar que tem profissionais da educação que buscam constante aperfeiçoamento. Por outro lado, observa-se muita acomodação por parte de alguns. É como se o conhecimento estivesse pronto e que sua formação profissional correspondesse apenas ao que aprendeu nos anos de faculdade.
A aprendizagem é uma atividade contínua e na medida em que a sociedade vai se tornando cada vez mais dependente do conhecimento, é necessário questionar e mudar a forma de aprender. Para isso, é necessário que a pessoa tenha o desejo de buscar novos conhecimentos, que existam ambientes que proporcionem esta busca e ainda que haja pessoas possam auxiliar o aprendiz no processo de aprender. A sociedade deveria estar consciente de que as pessoas aprendem de diferentes maneiras e deveria oferecer vários tipos de ambientes de aprendizagem.
Assim, como em todas as outras profissões, na educação existem pessoas que querem ser desafiadas com o novo, e outras, que tem “medo” do novo e preferem não se atualizar. Porém, para tornar os alunos verdadeiros aprendizes é preciso qualificação por parte do professor. Isso poderia mudar a idéia de que a escola não prepara o aluno para enfrentar os desafios que o mundo oferece e daria suporte para que possam continuar a busca pela aprendizagem continuada ao longo de sua vida de forma autônoma, reconhecendo a importância do “aprender continuamente”.

Um comentário:

MARIA DO CARMO disse...

Parabéns colega!
Adorei ler teu texto.
Refleti e aprendi muito com ele
Bjs